Pequenos tesouros – 3

Frigidaire, a geladeira Made by General Motors

Frigidaire - blog

No logotipo o slogan não deixa dúvidas: "Made only by General Motors"

No dia 23 de julho a Sala vip da AutoData Editora ganhou um novo item, que além de tornar-se o caçula dos pequenos tesouros imediatamente transformou-se em um dos xodós da casa: uma legítima Frigidaire, a geladeira fabricada pela General Motors inclusive no Brasil, na planta de São Caetano do Sul, SP.

A história deste pequeno tesouro é um tanto inusitada. Márcio Stéfani, um dos diretores de AutoData, foi por muitos anos vizinho e amigo da Dona Marina, simpática viúva que aos 94 anos dirigia automóvel e tocava piano além de várias outras atividades.

Um dia Márcio foi até o apartamento de Dona Marina para tomar um café, como costumava fazer com freqüência. Mas desta vez, da cozinha, avistou na área de serviço uma legítima GM Frigidaire, toda original, e funcionando apesar do desgaste do tempo. Sem hesitar, brincou: “Essa geladeira faz parte da história da GM no Brasil! A senhora precisa me dar essa geladeira. Ela merece um lugar de destaque na sede de AutoData”. Ao que Dona Marina respondeu: “Não enquanto estiver viva: ela foi um presente do desembargador”. Desembargador era como ela se referia ao ex-marido, falecido há alguns anos.

Três anos após esta conversa Dona Marina, infelizmente, faleceu aos 97 anos. Sua filha, entretanto, não esqueceu da conversa e doou a geladeira para o Márcio como uma espécie de homenagem à própria história de sua mãe e da Frigidaire , pois sabia que ela seria preservada e cuidada.

Hoje, depois de seis meses de restauração, ela está funcionando na Sala vip da editora e, por incrível que pareça, é mais silenciosa que as geladeiras atuais. E gela que é uma beleza!

Se você quiser conhecer um pouco mais da história da fabricação das geladeiras Frigidaire na General Motors brasileira clique aqui e leia a reportagem especial da Revista AutoData veiculada na edição de dezembro de 2008, número 232.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s