– a película de que divide opiniões
Por Leandro Alves, diretor de redação – leandroalves@autodata.com.br
O brasileiro é um adicto da película que escurece os vidros do carro. E como quase tudo por aqui fazer o que é proibido é mais emocionante, o pessoal abusa do escurecimento dos vidros.
A desculpinha da maioria que utiliza películas mais escuras que o permitido em lei é um falso dilema. Espalham a informação que insufilm escuro – com transmissão luminosa inferior a 70% – protege a cabine no calor ou oferece mais segurança na selva do nosso trânsito.
Já dirigi em Manaus, Fortaleza, São Luiz, Cuiabá e muitas outras cidades brasileiras com temperaturas médias (média, reforça-se) acima dos 30º C e não dá para notar substancial variação da temperatura na cabine com insulfim ou com os vidros originais de fábrica. O ar-condicionado dá conta de manter uma temperatura habitável, basta saber usar.
Pormenor: nas localidades mais quentes do País a escolha do ar-condicionado é quase unanimidade dentre os carros 0km vendidos. Então, para quê insulfilm?

Mesmo em Sampa a paranoia com segurança não justifica o uso de películas demasiadas escuras. Pela lógica do bandido (que é ousado, sempre), vidros escuros protegem a sua ação. São prezas mais valorizadas aquelas que ocupam carros com insulfilm no para-brisa.
“Joga a vítima pro banco de trás e age tranquilo porque do lado de fora ninguém está vendo”. Um policial, uma blitz, por exemplo…já ouvi isso nas quebradas dessa vida de jornalista.
A segurança de rodar com os vidros como eles vieram do fabricante é o maior argumento que posso dar para aqueles que questionam qualquer dos fatos aqui expostos. Ah, e se realmente fosse um item tão importante assim, por que as fabricantes não oferecerem o insulfilm de fábrica?
Mas para aqueles que insistem em argumentar que a película escura é um item que traz mais benefícios do que um vidro original de fábrica, um desafio. À noite, durante uma chuva, tente fazer baliza. Aposto que será mais difícil estacionar. Rodas raladas de carros com insulfilm costumam deixar seus zelosos donos bem irritados.
Conhecendo mais o que é pode e o que não você fica mais esperto. Veja neste link a resolução dos órgãos competentes para a utilização de películas automotivas.