Mercedes-Benz nacional

USABILIDADE 2018

Por Leandro Alves, diretor de redação – leandroalves@autodata.com.br

A Mercedes-Benz não é uma marca cobiçada simplesmente porque vende ícones sobre rodas. Ela representa, para muitos, a perfeição. E a construção de seu sedã nacional ostenta essa filosofia alemã. O Classe C 180 Exclusive deve ser um dos melhores de seu segmento feitos no País.

Os invejosos vão dizer, ‘ah, mas ele é táxi em outros países’. Sorte desses motoristas e passageiros. No Brasil, mesmo com uma aparência um tanto formal para os gostos moderninhos dos nossos consumidores com quase R$ 200 mil para gastar, o C180 te leva para qualquer lugar com muita eficiência, exagerando às vezes na perfeição.

Pra começar, nenhum ruído. Nem mesmo em estradas de cascalho os passageiros têm qualquer incomodo sonoro na cabine. O motorista é o maior privilegiado, claro.  Motor e transmissão entregam tudo aquilo que ele deseja: rodar suave, tranquilo na cidade e um comportamento feroz nas estradas. Toda essa tecnologia by Mercedes está disponível por meio do mouse no console para ajustar não só o modo de condução, mas os parâmetros de motor, transmissão, suspensão e direção.

Apenas essa tela do painel de ajustes já fez a diversão deste motorista nos exatos 800 quilômetros rodados em uma semana com o C180. Um tanque (66 litros) de gasolina e meio de etanol depois, o computador de bordo acusou o consumo de 9,4 km/l. A maior parte do tempo estivemos na cidade, mas duas viagens rápidas tomaram quase 600 km dessa dupla. Realmente nos demos muito bem.

Ok, outras marcas alemãs também têm sua leitura da perfeição, seus estilos e seus pontos fortes. Mas um Mercedes-Benz da Classe C representa bem a perfeição, o estilo, o luxo, a beleza e tudo aquilo que um público de meia idade procura. Não à toa ele é o líder disparado de vendas em seu segmento.

USABILIDADE

– para não chamar de test drive, que é muita pretensão

Esses dados são exclusivos e mostram a pegada de carbono na utilização desse veículo.

Minha ambição é reduzir as emissões durante as atividades de um jornalista. Por isso fizemos uma parceria com a Iniciativa Verde, organização do terceiro setor que “busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar”.

Eles gentilmente fizeram os complexos cálculos das emissões de CO2 considerando o percurso e as características de cada veículo. Você também pode simular sua pegada de carbono. Vai lá no site e confira esse inspirador trabalho – iniciativaverde.org.br.

Também acreditamos que individualmente podemos contribuir para que esses serviços ambientais essenciais sejam compensados das nossas atividades diárias tão agressivas ao meio ambiente.

Assim, pretendo plantar árvores para compensar todas as emissões de CO2 na utilização desses veículos nestas oportunidades de conhecermos melhor os produtos que são a razão da existência e o futuro do setor automotivo.

Veja abaixo os dados coletados durante a usabilidade e o método utilizado para revelar o impacto e quantas árvores deverão ser plantadas.

Geralmente a utilização do veículo para impressões dura uma semana.

Cálculos realizados pelo sistema compensação da Iniciativa Verde durante a utilização

*O CO2e, ou equivalente de dióxido de carbono, é uma unidade padrão para medir as pegadas de carbono. A ideia é expressar o impacto de cada gás de efeito estufa em termos da quantidade de CO2 que criaria a mesma quantidade de aquecimento. 

Estilo

Clássico-conservador. Mas isso já não é visto como um defeito pelos clientes da Geração X (a partir dos 35 anos). Mesmo a versão com a grade mais tradicional do modelo utilizada em nossas impressões…que é diferente nas versões Avantgarde, C200 EQ Boost e C 300 Sport. Aliás, grade dianteira mais esportiva desses modelos tem sido alvo de meliantes que descobriram como destaca-la rapidamente da carroceria. Em São Paulo tem muito Mercedes rodando sem essa peça.

Desempenho

Surpreendente para alguém que jamais imaginou comprar esse carro. Em todas as situações no tráfego a sensação sempre foi de controle e conforto ao rodar.

Equipamentos

Apesar da demora na adaptação para usar os recursos do painel, ele é bem completo. Talvez a concorrência possa apresentar recursos e interatividade mais modernos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s