JAC T40

Usabilidade – 2018

Por Leandro Alves, diretor de redação – leandroalves@autodata.com.br

Ele tem um visual bonito é bem apresentado por dentro, mas é um chinês.

A aparência do acabamento interno e o seus itens de série como o startstop, os comandos no volante, a tela touch screen, a costura vermelha no painel e no volante e nos bancos pode dar uma primeira impressão super estimada do T 40.

Mas o couro sintético do interior libera um odor de gosto duvidoso – sensação relatada por outras pessoas em contato com o modelo.

Os comandos do volante não funcionam tão bem assim. Ao girar a chave o painel digital emite uma mensagem de que o motorista está acelerando, mesmo que ele não esteja com o pé no acelerador. No semáforo o startstop faz seu trabalho de desligar o motor. Mas do nada, segundos depois, enquanto o motor volta a funcionar a tela touch screen apaga e é possível ouvir todos os fusíveis estalando.

Eletrônica embarcada tem qualidade e desempenho um degrau abaixo do padrão no mercado brasileiro

Tudo bem, é bem possível que a unidade utilizada precisasse de manutenção, preventiva ou preditiva, mas esses acontecimentos são sinais de que algo pode não estar tão ajustado, ainda, nos conjuntos automotrizes made in china.

USABILIDADE

– para não chamar de test drive, que é muita pretensão

Esses dados são exclusivos e mostram a pegada de carbono na utilização desse veículo.

Minha ambição é reduzir as emissões durante as atividades de um jornalista. Por isso fizemos uma parceria com a Iniciativa Verde, organização do terceiro setor que “busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar”.

Eles gentilmente fizeram os complexos cálculos das emissões de CO2 considerando o percurso e as características de cada veículo. Você também pode simular sua pegada de carbono. Vai lá no site e confira esse inspirador trabalho – iniciativaverde.org.br.

Também acreditamos que individualmente podemos contribuir para que esses serviços ambientais essenciais sejam compensados das nossas atividades diárias tão agressivas ao meio ambiente.

Assim, pretendo plantar árvores para compensar todas as emissões de CO2 na utilização desses veículos durante o período que conhecemos melhor os produtos que são a razão da existência e o futuro do setor automotivo.

Veja abaixo todos os dados coletados durante a usabilidade e o método utilizado para revelar o impacto e quantas árvores deverão ser plantadas.

Geralmente a utilização do veículo para impressões dura uma semana.

*O CO2e, ou equivalente de dióxido de carbono, é uma unidade padrão para medir as pegadas de carbono. A ideia é expressar o impacto de cada gás de efeito estufa em termos da quantidade de CO2 que criaria a mesma quantidade de aquecimento

Estilo

O T40 é bonito. Suas linhas atraem olhares dos consumidores que aspiram um SUV urbano. Nesse quesito esses chineses podem ter um argumento de vendas no Brasil.

Desempenho

O T40 surpreendeu por não deixar muito a desejar na comparação com outros SUVs que conheci na sua faixa de preço (R$ 64 mil). Um consumidor que deseja trocar seu hatch ou sedã pelos SUVs e rodar na cidade, sem muitas emoções ou perspectivas de aventuras em outros terrenos, pode salvar um dinheirinho. A desconfiança, porém, é grande quando o assunto é desvalorização do veículo e probleminhas com manutenção – preventiva ou preditiva, de novo.

Equipamentos

Reunidos, todos os itens de série realmente formam um pacote vantajoso aos olhos do consumidor. Talvez seja o principal argumento do T40. Mas são tecnologias que estão a alguns degraus da qualidade e do desempenho ofertados por algumas marcas tradicionais no mercado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s